Tese

Transformações de políticas e afetos no Brasil

Contextualizando radicalmente Junho de 2013 em fluxos audiovisuais

Thiago Ferreira

Consideramos Junho de 2013 ou as Jornadas de Junho, um acontecimento que irrompeu o espaço institucional da política brasileira, a partir de movimentos autonomistas e/ou contra-institucionais, analisando-os em articulação a um conjunto de produtos que nos permitem ver certos fluxos audiovisuais. E também compreendemos que esse acontecimento tornou presentes, no entorno tecnocomunicativo, corpos de minorias, sejam elas de identidades de gênero ou étnica, articuladas coletivamente, também em outro conjunto de produtos audiovisuais estabelecidos em rede. Ainda que consideremos suas especificidades individuais é no funcionamento em fluxo, em rede portanto, que achamos que os produtos audiovisuais permitem compreender o que acontece no Brasil.

Agradecimentos
Prefácio

I. Contar melhores histórias a partir dos Estudos Culturais
Introdução da parte I
Capítulo 1: Discutindo afetos a partir dos estudos culturais
Capítulo 2: Compreender as políticas para além das institucionalidades
Capítulo 3: Articulações entre sensibilidades e tecnicidades a partir dos mapas das mediações e das mutações culturais

II. Contextualizar radicalmente o Junho de 2013
Introdução da parte II
Capítulo 4: Junho de 2013: articulações entre acontecimento e fluxos audiovisuais
Capítulo 5: Disputar outras histórias e contextos possíveis

Thiago Ferreira

Natural de Salvador-BA é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom-UFBA), com estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3). É pesquisador associado ao Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação da UFBA (TRACC).

Título: Transformações de políticas e afetos no Brasil: contextualizando radicalmente junho de 2013 em fluxos audiovisuais

Autor: Thiago Ferreira

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2021