Olhares Transversais

Celebridades no Século XXI, vol. 2

Diversos perfis, diferentes apelos

As celebridades estão relacionadas ao contexto em que emergem. Elas evocam valores sociais, são termômetros do estado de espírito, da moral e das ideologias de um certo tempo e espaço. Como ocupam lugar central nos acontecimentos, as celebridades podem revelar aspectos que marcam nossa existência hoje. Neste livro, a Rede Interinstitucional de Acontecimentos de Figuras Públicas, que reúne pesquisadoras e pesquisadores de 10 universidades brasileiras, apresenta estudos de casos e reflexões plurais que permitem pensar a celebridade a partir de perspectivas que  trazem, em comum, um olhar crítico a respeito dos fenômenos da fama e da mídia. Todos os trabalhos  são pautados pela busca da compreensão da vida social, dos sentidos, das razões e das fantasias que orientam os indivíduos no mundo.

Prefácio
Lígia Lana

Apresentação
Vera França, Paula Simões, Denise Prado

Dimensões conceituais
Capítulo 1
Perfis, atuação e formas de inserção dos famosos
Vera França, Paula Simões

Capítulo 2
A abordagem intertextual no estudo de celebridades: aspectos
teórico-metodológicos
Marcio Serelle

A fama e as representações do mundo rural
Capítulo 3
Personagens locais e celebridade midiática: tipos sociais e
valores nas experiências do religioso e do rural
Ricardo Duarte

Capítulo 4
Tradição e modernidade: representações do vaqueiro na mídia
Lívia Barroso

Capítulo 5
Roteiro do ensaio audiovisual científico: mundo rural e o cultivo do agropolítico no Brasil – a semente de Mato Grosso
Pedro Oliveira

Figuras públicas femininas e infantis
Capítulo 6
Feministas e famosas: notas sobre o sujeito do feminismo a
partir de personalidades públicas brasileiras
Rayza Sarmento

Capítulo 7
Corpos visíveis e ativismo: o status quo de celebridades
na pauta do corpo feminino em Marie Claire
Michele Tavares

Capítulo 8
Youtubers mirins e as subjetividades infantis contemporâneas
Renata Tomaz

Célebres e famosos na cultura e na política
Capítulo 9
Personagens personalidades: heróis que revelam
(e vilões que desvelam) valores e anseios na contemporaneidade
Renné França

Capítulo 10
O Triunfo de Emicida – um rap em dois momentos
Denise Prado

Capítulo 11
Os escândalos políticos como propulsores da fama: a construção da notoriedade de Sérgio Moro no contexto da Lava Jato
Terezinha Silva

Capítulo 12
Um JK para colecionadores: reflexões sobre publicações
jornalísticas de uma biografia célebre
Frederico Tavares

Capítulo 13
O Meia Hora e a presença de Anitta
Rodrigo Portari

Sobre os autores

Vera França é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e Pesquisadora 1-B do CNPq. É fundadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG), coordenadora do Grislab (Laboratório de análise de acontecimentos) e do Radar de Celebridades.

Paula Simões é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG). É coordenadora do projeto Observatório de Celebridades: emergência, ação e permanência dos famosos no contexto brasileiro.

Denise Prado é professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto, onde atua no Curso de Graduação em Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. É uma das líderes do GIRO – Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais (UFOP/CNPq).

Título: Celebridades no século XXI, vol 2: diversos perfis, diferentes apelos

Organizadoras: Vera França, Paula Simões, Denise Prado

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Edição: 1ª

Número de páginas: 333

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-06-9

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG